Às companheiras do CEI,

Estamos inaugurando esse blog para facilitar a busca por textos, divulgação dos projetos e socialização das nossas experiências, especialmente para nós mesmos da equipe do CEI, como para outros interessados. Em breve adicionarei ná página mecanismos de organização dos conteúdos. Por enquanto, estou publicando os textos com "tags" (palavras-chave) do tipo PEAS 2010, Relações Étnico-Raciais, Educação Ambiental que podem ser clicadas ao final da postagem para selecionar os textos do mesmo assunto. Qualquer um do CEI que aceitar o convite para participar do blog poderá postar notícias e textos.

Abraços,

Sérgio

domingo, 4 de julho de 2010

Crianças fazem uma horta | Plano de Aula | Educação Infantil | Nova Escola

Crianças fazem uma horta

Faixa etária
0 a 3 anos
Conteúdo
Exploração do ambiente
Objetivos
Criar uma horta e cuidar dela.
Observar o desenvolvimento de um ser vivo. 
Valorizar o meio ambiente.
Mais sobre plantas
Reportagens
Planos de aula
Ano
Creche.
Tempo estimado 
Depende do que será plantado.
Material necessário 
Terra, cascas de frutas e legumes, mudas ou sementes, regador, pá de jardim, imagens do que será plantado, plástico transparente, fita adesiva e palitos de churrasco.
Desenvolvimento
Antes de começar, verifique a melhor época para plantar a espécie escolhida. Além das verduras, raízes (como cenoura) despertam curiosidade nos pequenos: eles ficam ansiosos para retirá-las da terra.
1ª ETAPA
Pergunte quem conhece uma horta. Para que serve? Conte que os vegetais são seres vivos. Por isso, precisam de cuidados, como sol e água. 
2ª ETAPA
Que ingredientes são usados em uma salada? Registre as respostas - delas podem surgir boas idéias para receitas. Leve as crianças ao refeitório e mostre alguns vegetais. Alerte para a importância de lavar bem as mãos antes de tocar na comida.
3ª ETAPA
Aqui a horta começa realmente. Faça uma placa com o nome da criança, a data e uma foto da planta de que ela vai cuidar. Proteja o papel com plástico para não molhá-lo quando a horta for regada. Depois cole as fichas em palitos de churrasco e entregue-as à turma. Num canto ensolarado, proponha às crianças que revolvam a terra com pazinhas. Cada uma deve fazer um pequeno buraco, transplantar sua muda ou semente, apertar a terra em volta e molhá-la. Fotografe para que todos comparem essa etapa com as outras.
4ª ETAPA
A horta precisa de cuidados diários: água (fora dos horários de sol a pino) e observação para detectar pragas. O que acontece se as plantas não receberem água ou luz suficiente? Use duas plantas extras: uma ficará sem ser regada. A outra, coberta por uma caixa. Estimule as crianças a entender por que vão murchar.
5ª ETAPA
Separe as fotos com o passo-a-passo da horta e peça que as crianças coloquem em ordem, avaliando o crescimento das plantas.
6ª ETAPA
Hora da colheita. Na cozinha, as crianças podem lavar as plantas.
Produto final
Horta.
Avaliação
Compare observações, dúvidas e comentários ao longo do processo. Observe como cada criança se relacionou com sua planta.
Consultoria 
Rosângela Veliago, assessora de Educação Infantil em São Paulo; Marlúcia Dias Mendes, diretora, e Camila de Mattos Afonso, professora, ambas da Creche Municipal Doraci Dália Granito, em Teresópolis, RJ.
Crianças fazem uma horta | Plano de Aula | Educação Infantil | Nova Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário