Às companheiras do CEI,

Estamos inaugurando esse blog para facilitar a busca por textos, divulgação dos projetos e socialização das nossas experiências, especialmente para nós mesmos da equipe do CEI, como para outros interessados. Em breve adicionarei ná página mecanismos de organização dos conteúdos. Por enquanto, estou publicando os textos com "tags" (palavras-chave) do tipo PEAS 2010, Relações Étnico-Raciais, Educação Ambiental que podem ser clicadas ao final da postagem para selecionar os textos do mesmo assunto. Qualquer um do CEI que aceitar o convite para participar do blog poderá postar notícias e textos.

Abraços,

Sérgio

quinta-feira, 29 de julho de 2010

PROGRAMA MEIO AMBIENTE E SAÚDE - CUIDANDO DA ECOLOGIA INTEGRAL


1º Encontro

Dia 06 de agosto, das 14h às 16h30, na UMAPAZ
 clip_image001

 Tai Chi Pai Lin e a Natureza 
Foto: Suely F. Bassi / UMAPAZ
Segundo Leonardo Boff, "A saúde não é um estado, mas um processo permanente de busca de equilíbrio dinâmico de todos os fatores que compõem a vida humana. Todos esses fatores estão a serviço da pessoa para que tenha força de ser pessoa, autônoma, livre, aberta e criativa face às várias injunções que vier a enfrentar".
A partir da perspectiva da integralidade do ser enquanto parte do universo, a UMAPAZ realiza, a partir do mês de agosto, o programa Meio Ambiente e Saúde – Cuidando da Ecologia Integral, com o objetivo de oferecer caminhos de reflexão e práticas físico-meditativas e outras esferas que propiciam o desenvolvimento da qualidade de vida, da preservação da saúde e do meio ambiente, garantindo uma vivência saudável entre o ser humano e a natureza.
A proposta prevê a realização de encontros mensais onde serão abordados temas relacionados ao cuidado com a saúde, ambiente e cultura de paz, enfocando práticas corporais e meditativas de diversas tradições (chinesa, indiana, brasileira entre outras), alimentação, plantas medicinais, e outras esferas do cuidado humano em diferentes visões de mundo.
O primeiro encontro, que acontece no dia 06 de agosto (sexta-feira), das 14h às 16h30, traz como tema Tai Chi Pai Lin e a Natureza e contará com a participação de Jerusha Chang e Vitor Lucato. Será abordada a prática do Tai Chi Pai Lin e a sabedoria chinesa integrada com a natureza e meio ambiente. A participação é aberta aos profissionais da saúde, educadores e interessados no tema.
O Tai Chi Pai Lin é um modo efetivo de autoconhecimento e autocultivo, mantendo o equilíbrio físico-energético do homem e promovendo a sua integração com a natureza. O Tai Chi antes de ser forma, é um princípio: da união do homem com a natureza e da alternância natural do movimento e da serenidade.
O Tai Chi Pai Lin é o conjunto de práticas de origem milenar taoísta para a saúde e longevidade transmitidas direta e oralmente pelo mestre Liu Pai Lin no Brasil e que tem como discípula direta Jerusha Chang, arquiteta, mestre taoísta, professora de práticas orientais na UMAPAZ. Trabalhou na divulgação e expansão dessas práticas nas Secretarias Municipais da Saúde e do Verde e Meio Ambiente, na formação de agentes multiplicadores nas unidades de saúde e parques da cidade.
Vitor Lucato é biólogo e ecólogo, pós-graduado em Gestão Ambiental; compõe a equipe técnica da UMAPAZ onde coordena e ministra diversos cursos, entre eles Integridade Ecológica, Lições da Árvore, Água – Recurso Estratégico para a vida, etc. Professor dos cursos do Instituto de Botânica na área de jardinagem.
Serviço: Programa Meio Ambiente e Saúde - Cuidando da Ecologia Integral
Primeiro Encontro: Tai Chi Pai Lin e a Natureza
Dia e horário: 06 de agosto, (sexta-feira), das 14h às 16h30
Palestrantes: Jerusha Chang e Vitor Lucato
Público focalizado: profissionais da saúde, educadores e interessados no tema.
Coordenação: Suely Feldman Bassi e Vitor Lucato
Local: UMAPAZ - Av. IV Centenário, 1268, portão 7-A - Parque Ibirapuera
Número de vagas: 80 - primeiros inscritos
Inscrições: Preencher ficha de inscrição abaixo e enviar para o e-mail:
inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
Serviço: PROGRAMA MEIO AMBIENTE E SAÚDE
Primeiro Encontro: Cuidando da Ecologia Integral
1. NOME COMPLETO: 
  
2. Idade: 
3. Sexo:  (    ) M    (     ) F 
  
4. RG:                       Órgão:     UF: 
5. CPF:  
  
6. Escolaridade:        (      ) Ensino Médio            (      ) Ensino Superior 
  
7. Área de formação: 
  
8. Setor em que trabalha:
Empresa privada (    ) 
Organização não governamental (    ) Órgão Público  (     )
  
9. Se profissional da área ambiental, qual atividade que exerce atualmente: 
10. Se servidor público, informe Nº RF e local onde exerce atividades: 
  
11. Se educador, instituição em que exerce a função: 
  
12.  Se Conselheiro, em que CADES Regional exerce a função:
13. Endereço residencial: 
  
14. Bairro:                           15. CEP:  
  
16. Região: (   ) Norte    (   ) Sul    (   ) Leste    (   ) Oeste    (   ) Centro       (   ) Outro Município. 
  
17. E-mail: 
18. Telefone fixo:                               19. Telefone celular:

  
20. Qual seu interesse em participar desse Encontro.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário