Às companheiras do CEI,

Estamos inaugurando esse blog para facilitar a busca por textos, divulgação dos projetos e socialização das nossas experiências, especialmente para nós mesmos da equipe do CEI, como para outros interessados. Em breve adicionarei ná página mecanismos de organização dos conteúdos. Por enquanto, estou publicando os textos com "tags" (palavras-chave) do tipo PEAS 2010, Relações Étnico-Raciais, Educação Ambiental que podem ser clicadas ao final da postagem para selecionar os textos do mesmo assunto. Qualquer um do CEI que aceitar o convite para participar do blog poderá postar notícias e textos.

Abraços,

Sérgio

quinta-feira, 29 de julho de 2010

“A Terra, o meio físico e a paisagem urbana em São Paulo”


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO 

Com o propósito de estimular a reflexão sobre a natureza dos problemas ambientais, sua relação com os processos naturais e antrópicos de formação da paisagem urbana, com ênfase para a realidade do município de São Paulo e região metropolitana, a UMAPAZ promove, de 12 de agosto a 16 de setembro, o curso "A Terra, o meio físico e a paisagem urbana em São Paulo".  
O curso será aberto a profissionais, professores e estudantes de geografia, engenharia, arquitetura, geologia, e demais interessados que possuam ensino médio completo. As aulas serão ministradas por geólogos, ecólogos, biólogos, historiadores e especialistas em gestão ambiental: Oswaldo Landgraf Jr., Patrícia Marra Sepe, Otávio Prado, Francisco Adrião Neves, Vitor Lucato e Agni Gustavo Beuttenmuller.  A coordenação  geral fica por conta de Agni Gustavo Beuttenmuller, docente da UMAPAZ.
O programa prevê 20 horas de aula sobre a história do planeta; eras geológicas e conceitos básicos de geologia; processos internos e externos de formação das rochas e do relevo, solo e sua relação com a vegetação. Além disso, serão apresentados e discutidos aspectos da ocupação humana no planeta e na cidade de São Paulo: histórico, consequências, paisagens e problemas ambientais decorrentes e instrumentos desenvolvidos para mapeá-los, compreendê-los e enfrentá-los. A metodologia pressupõe a utilização de exposições dialogadas e orientações de leitura.
Conforme previu o relatório da ONU "Estado da População Mundial 2007", a partir de 2008 a população mundial se tornou predominantemente urbana. Desta forma é importante conhecermos o meio físico, seus elementos (relevo, geologia, hidrografia, entre outros) e processos associados de forma a subsidiar e orientar as decisões voltadas ao planejamento urbano e ambiental de uma cidade, e às intervenções humanas (obras civis, sistema viário, loteamentos etc.). O desconhecimento destes aspectos pode ocasionar problemas ambientais tais como escorregamentos e enchentes e gerar acidentes em áreas de risco.

Cronograma: As aulas serão realizadas às quintas feiras das 9h às 12h30. BIBLIOGRAFIA BÁSICA
       Bruno, Ernani da Silva - História e Tradições da Cidade de São Paulo. Rio de Janeiro, José Olimpio, 1954, 3 vol.
       Gould, S. J. (1987). Seta do tempo. Ciclo do tempo. São Paulo: Cia. das Letras.
       SANTOS OLIVEIRA, A. M. DOS et al. (1998). Geologia de Engenharia. São Paulo: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA.
       SECRETARIA MUNICIPAL DO VERDE E MEIO AMBIENTE; SECRETARIA MUNICIPAL DO PLANEJAMENTO. Atlas Ambiental do Município de São Paulo. O Verde, o Território, o Ser Humano: Diagnósticos e Bases para a Proposição de Políticas Públicas para as áreas Verdes do Município de São Paulo.
São Paulo: Editora BURTI, 2004. Disponível em: http://atlasambiental.prefeitura.sp.gov.br/.
       SECRETARIA MUNICIPAL DO VERDE E MEIO AMBIENTE; CEBRAP. Indicadores Ambientais e Gestão Urbana. Desafios para a construção da sustentabilidade na Cidade de São Paulo. 1. ed. São Paulo: Imprensa Oficial, 2008. v. 1. 150 p.
       TEIXEIRA, W. et al. (Org.) Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000.
       ZMITROWICZ, W. As Obras Públicas de Engenharia e Sua Função na Estruturação da Cidade de São Paulo. (Tese de Doutoramento apresentada à Escola Politécnica da USP), São Paulo, 1984.

CURSO: A TERRA, O MEIO FÍSICO E A PAISAGEM URBANA EM SÃO PAULOPúblico focalizado: profissionais, professores e estudantes de geografia, engenharia, arquitetura, geologia, e demais interessados que possuam ensino médio completo.

Coordenação: Agni Gustavo Beuttenmuller, docente da UMAPAZ
Carga horária: 20
horas
Período: 12 de agosto a 16 de setembro (quintas-feiras, das 9h às 12h30)
Local: UMAPAZ - Av. IV Centenário, 1268, Portão 7-A, Parque Ibirapuera
Vagas: 50 – HAVERÁ SELEÇÃO
Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br


 
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
A TERRA, O MEIO FÍSICO E A PAISAGEM URBANA EM SÃO PAULO
Envie preenchido para inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br
  
1. NOME COMPLETO:
  
2. Idade:
3. Sexo:  (    ) M    (     ) F
  
4. RG:                      Órgão:     UF: 
5. CPF:
  
6. Escolaridade:        (      ) Ensino Médio            (      ) Ensino Superior
  
7. Área de formação:
  
8. Setor em que trabalha: Empresa privada (    )   Organização não governamental (    )
Órgão Público  (     )
  
9. Se Conselheiro, em que CADES Regional exerce a função:
  
10. Se profissional da área ambiental, qual atividade que exerce atualmente:
  
11. Se servidor público, informe Nº RF         e local onde exerce atividades:
  
12. Se educador, instituição em que exerce a função:
  
13. Endereço residencial:
  
14. Bairro:                           15. CEP:
  
16. Região: (   ) Norte    (   ) Sul    (   ) Leste    (   ) Oeste    (   ) Centro       (   ) Outro Município
  
17. E-mail:
  
18. Telefone fixo:
 19. Telefone celular:
  
20. Por que deseja participar deste curso?
  
  



Nenhum comentário:

Postar um comentário