Às companheiras do CEI,

Estamos inaugurando esse blog para facilitar a busca por textos, divulgação dos projetos e socialização das nossas experiências, especialmente para nós mesmos da equipe do CEI, como para outros interessados. Em breve adicionarei ná página mecanismos de organização dos conteúdos. Por enquanto, estou publicando os textos com "tags" (palavras-chave) do tipo PEAS 2010, Relações Étnico-Raciais, Educação Ambiental que podem ser clicadas ao final da postagem para selecionar os textos do mesmo assunto. Qualquer um do CEI que aceitar o convite para participar do blog poderá postar notícias e textos.

Abraços,

Sérgio

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Projeto: Bichinhos do meu convívio" Berçários 4, 6 e 7

APRESENTAÇÃO
O nosso projeto é fruto da observação cotidiana do entorno. As saídas diárias com as crianças ao espaço do solário apresentam para nós o “morro” com toda sua magnitude e ondulações, com um gramado altivo e majestoso.
A observação e a apreciação provocaram o interesse de nos apropriarmos desse espaço como fonte de possibilidades e pesquisa.
O morro é ocupado por diferentes seres vivos sendo os pássaros os habitantes mais comuns em diversidade e quantidade de espécies, adaptados a atmosfera da cidade surgem em busca de sua sobrevivência.
Muitas vezes paramos para observa- los na sua busca rasante por alimentos na grama, nos emocionamos com seus cantos que destoam da sonoridade ruidosa e confusa a que estamos acostumados. Quando voam enchem o céu com sua magnitude libertária trazendo a crença na força da vida que se renova sempre.
O projeto nos fez mais sensíveis e observadores a esse movimento que outrora passaria imperceptível, misturado, diluído com a incapacidade que temos de enxergar o óbvio devido ao cansaço dos nossos olhos doutrinados pela emergência imposta pelo tempo do relógio.
A contemplação do espaço natural nos fez mais críticos, corresponsáveis por nossas atitudes para com ele e mais ávidos por compartilharmos de uma forma integrada e menos agressiva com o meio.
Certos da urgência em modificarmos a nossa relação com o meio ambiente lançamos um desafio. Que tal iniciarmos pelo nosso local de convivência?

Texto: Professora Elis Regina Bonachello

Nenhum comentário:

Postar um comentário