Kehl: tortura, por que não ? Viva a bondade do brasileiro ! | Conversa Afiada
Kehl: a polícia mata porque pode matar, porque nós dizemos “tudo bem”
Amigo navegante telefona para chamar a atenção do notável artigo de Maria Rita Kehl, no Estadão de sábado, pág. D14 :
“Tortura, por que não ?”
“O assassinato de Pinheiro (o motoboy Eduardo Pinheiro assassinado dentro de um batalhão da PM de São Paulo – PHA) é mais uma prova trágica de que os crimes silenciados ao longo da história de um país tendem a se repetir. Em infeliz conluio com a passividade, perdão, bondade, geral.”
“ … a sociedade brasileira não está nem aí para a tortura cometida no país … a violência policial prosseguiu e cresceu no país, porque nós consentimos – desde que só vitime os sem-cidadania, digo: os pobres.”
“O argumento de que a nossa anistia foi ‘bilateral’ omite a grotesca desproporção das forças que lutavam contra a ditadura (inclusive os escolheram a via da luta armada) e o aparato repressivo dos governos militares. Os prisioneiros torturados não foram mortos em combate.”
“A tortura é crime contra a Humanidade, não anistiável pela nossa lei de 1979.”
“Mas somos um povo tão bom … Fomos o único país, entre as ferozes ditaduras latino-americanas dos anos 60 e 70, que não julgou seus generais nem seus torturadores.”
“A policia mata mais hoje do que no período militar. Mata porque pode matar. Mata porque nós continuamos a dizer tudo bem.”
Em tempo: por falar nisso, cadê o editorial da Folha (*) sobre a decisão do STF e a anistia ? Será que eu perdi ?
(*) Folha é um jornal que não se deve deixar a avó ler, porque publica palavrões. Além disso, Folha é aquele jornal que entrevista Daniel Dantas DEPOIS de condenado e pergunta o que ele achou da investigação; da “ditabranda”; da ficha falsa da Dilma; que veste FHC com o manto de “bom caráter”, porque, depois de 18 anos, reconheceu um filho; que avacalha o Presidente Lula por causa de um comercial de TV; que publica artigo sórdido de ex-militante do PT; e que é o que é, porque o dono é o que é ; nos anos militares, a Folha emprestava carros de reportagem aos torturadores.
Às companheiras do CEI,
Estamos inaugurando esse blog para facilitar a busca por textos, divulgação dos projetos e socialização das nossas experiências, especialmente para nós mesmos da equipe do CEI, como para outros interessados. Em breve adicionarei ná página mecanismos de organização dos conteúdos. Por enquanto, estou publicando os textos com "tags" (palavras-chave) do tipo PEAS 2010, Relações Étnico-Raciais, Educação Ambiental que podem ser clicadas ao final da postagem para selecionar os textos do mesmo assunto. Qualquer um do CEI que aceitar o convite para participar do blog poderá postar notícias e textos.
Abraços,
Sérgio
Abraços,
Sérgio
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Kehl: tortura, por que não ? Viva a bondade do brasileiro ! | Conversa Afiada
Kehl: tortura, por que não ? Viva a bondade do brasileiro !
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário