Às companheiras do CEI,

Estamos inaugurando esse blog para facilitar a busca por textos, divulgação dos projetos e socialização das nossas experiências, especialmente para nós mesmos da equipe do CEI, como para outros interessados. Em breve adicionarei ná página mecanismos de organização dos conteúdos. Por enquanto, estou publicando os textos com "tags" (palavras-chave) do tipo PEAS 2010, Relações Étnico-Raciais, Educação Ambiental que podem ser clicadas ao final da postagem para selecionar os textos do mesmo assunto. Qualquer um do CEI que aceitar o convite para participar do blog poderá postar notícias e textos.

Abraços,

Sérgio

quarta-feira, 12 de maio de 2010

PEA 2010

 Educação Ambiental e Educação das relações Étnico-Raciais

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – IPIRANGA

Projetos Especiais de Ação - PEA’s – Portaria 1.566, de 18/03/08, DOC 19/03/2008

Unidade Educacional : CEI Jardim Guairacá__________ Ano letivo: _2010___

Denominação do Projeto :Educação Ambiental e relações Étnico-Raciais

Modalidade: Inciso II do artigo 2º da Portaria 1.566/08.

Período de realização : De 10/03/10 até 09/12/10 Total de horas_108___

Coordenação : Magali Elza Contipelli/Sérgio Ricardo Antiqueira

I – Justificativa e articulação com o Projeto Pedagógico:

O Projeto Pedagógico do CEI Jardim Guairacá propõe como conteúdos curriculares tanto a descoberta do mundo das coisas (natural e social) e quanto do mundo das pessoas (social e cultural). Essa aprendizagem das crianças se dá pela experimentação e vivências propostas pelos educadores. Queremos que ao descobrir o mundo, a criança constitua uma relação integrada e respeitosa com seu meio ambiente, como com seu meio social. Por seu meio ambiente, entendemos sua casa, sua escola, seu bairro, cidade e as relações com a natureza, que devem se estabelecer doravante de forma cada vez mais harmônica e sustentável, para que as novas gerações contribuam na reversão da situação global presente. As relações sustentáveis com o ambiente envolvem reconstruções dos valores sociais que precedem os processos de exploração de recursos, produção e consumo, e de comportamentos que superem a individualidade pela coletividade. Implica em uma nova relação com o meio social, de uma criança respeitada e respeitando. O meio social que passa pela família, escola, vizinhança, amigos e mundo do trabalho, requer relações que superem os conflitos de forma dialética, rompendo os valores históricos que não respeitam a diversidade étnica e racial. Não se fala em sustentabilidade na relação com o meio ambiente se não superarmos as relações de dominância e de poder estabelecidas no meio social. Os projetos resultantes devem ser permanentes na organização do CEI e constituir-se em mudanças de hábitos, e, portanto, tornar-se currículo.

II – ENVOLVIDOS: coordenação e participantes

(dias e horários da realização das atividades)

GRUPO I : terça, quarta e quinta – das 12:00 às 13:00 hs

Eliana Cândida Domingues Valentim

Elis Regina Bonachello de Melo

Iracema dos Santos Cândido

Lídia Stoicov Brunelli

Luíza Fonseca Valente

Maria Aparecida de Almeida

Maria José Scofield

Merilis Aparecida Franco Cestaro

Norimar Nogueira Carol

Teresinha Aparecida de Mello Entreportes

GRUPO II : terça, quarta e quinta – das 17:00 às 18:00 hs

Anelisa Biaggio Cabral de Vasconcellos

Bertha Wegner Chicarolli

Irma Batista da Silva

Maria Cristina Araújo Rufino

Maria das Graças Gomes

Maria Eunice dos Santos Garcia

Regina Célia Trevellim Benetti

Rosa Maia Fortes

Simone Nosete Stevanim Campos

Vilma Galve Roberto

GRUPO III: terça, quarta e quinta – das 13:00 às 14:00 hs

Eliana Cândida Domingues Valentim

Elis Regina Bonachello de Melo

Iracema dos Santos Cândido

Maria Aparecida de Almeida

Maria José Scofield

Lídia Stoicov Brunelli

Luíza Fonseca Valente

Norimar Nogueira Carol

Teresinha Aparecida de Mello Entreportes

GRUPO IV: terça, quarta e quinta – das 18:00 às 19:00 hs

Anelisa Biaggio Cabral de Vasconcellos

Bertha Wegner Chicarolli

Irma Batista da Silva

Maria Cristina Araújo Rufino

Maria das Graças Gomes

Maria Eunice dos Santos Garcia

Regina Célia Trevellim Benetti

Rosa Maia Fortes

Simone Nosete Stevanim Campos

Vilma Galve Roberto

 

III - Objetivos

Conhecer o ambiente, seus recursos, as relações estabelecidas construindo com as crianças, famílias e funcionários, relações, hábitos e valores voltados para a sustentabilidade na relação com o ambiente.

Explicitar e superar os conflitos resultantes das relações étnico-raciais entre adultos, constituindo novos modelos para as crianças aumentarem sua auto-estima e respeitarem a diversidade étnica, racial e cultural.

IV– Resultados Esperados/Metas

Observar as mudanças de hábitos nas crianças, famílias e funcionárias, em suas casas e na escola, conforme os parâmetros estabelecidos em uma educação ambiental que se constitua currículo permanente no CEI. Implementar projetos permanentes de redução de consumo e reciclagens.

Identificação dos conflitos presentes na sociedade, com raízes nas relações étnico-raciais estabelecidas por dominação histórica, e seu reflexo nas relações entre os atores do CEI; superação dialética dos conflitos; implementação de projetos voltados para o respeito e a valorização à diversidade étnica e cultural.

 

V - Descrição das Fases / Etapas

Cronograma - Execução e avaliação

  • Elaboração - 03 a 25 de março - Organização da justificativas, objetivos e cronograma
  • Legislação - 31 de março a 30 de abril - Conhecer a legislação que prevê a inclusão da Educação Ambiental e da Educação das Relações étnico-raciais no currículo escolar.
  • Conceito - 31 de março a 30 de abril - Definir a proposta de educação ambiental e em que termos a educação pode interferir nas relações étnico-raciais. - 1ª avaliação – reunião pedagógica em 30 de abril
  • Sensibilização - 04 a 27 de maio - Implementar estratégias de sensibilização dos profissionais e elaborar proposta para sensibilização da comunidade.
  • Projetos no CEI e Propostas na Educação Infantil - 01 de jun a 03 de set - Pesquisar, elaborar e implementar projetos e planos de aula para educação ambiental e relações étnico-raciais. Desenvolver e implementar projetos de sustentabilidade, redução de consumo, reciclagem e convivência. - 2ª avaliação – reunião pedagógica em 03 de setembro.
  • Exposições - 08 de set a 28 de out - Organizar exposições sobre os dois temas com os resultados dos trabalhos e projetos desenvolvidos.
  • Currículo - 03 de Nov a 03 de Dez - Definir conteúdos e projetos permanentes que constituirão o currículo. 3ª avaliação – reunião pedagógica em 03 de dezembro.

VI – Procedimentos Metodológicos:

Identificação dos aspectos relevantes – com levantamento e análise dos dados

Conhecimento da legislação e dos objetivos previstos. Compreensão do conceito para definição de metas mais claras. Pesquisar e elaborar propostas para a educação infantil.

Sistematização

Aplicação de projetos em sala de aula e outros envolvendo servidores e pais. Exposição dos resultados. Elaboração do currículo.

Alternativas de solução

As avaliações servirão, inclusive, à revisão de prazos e metas que pelas eventualidades da nossa realidade podem atrasar o cumprimento.

Implementação das propostas

Cada etapa é consequência da implementação das propostas de fases anteriores.

Avaliação

Realizada em etapas nas reuniões pedagógicas, observando os objetivos propostos em cada fase e se foram alcançados.

VII - Referências bibliográficas

Lei nº 9.795 /99 - Educação Ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental

Lei nº 10. 639 /03 - Educação das Relações Etnico-Raciais

Conceito de Educação Ambiental – Berenice Gehlen Adams

Conceito de Educação das Relações Étnico - Raciais – Orientações Curriculares – Expectativa de Aprendizagem para a Educação Étnico- Raciais

Educação Ambiental na Educação Infantil redução, reutilização e reciclagem – Patrícia de Sá Freire

Inserção da Cultura Afro - descendente no Currículo Escolar- Abordagens e Perspectivas de um pro-cesso Duradouro – Edson Lopes

Fundamentos da Ação Educativa – Edgar Morin

Reinventando relações entre seres Humanos e Natureza nos espaços de Educação Infantil - Lea Tiriba

Meio Natural e Social na Educação Infantil – Texto da Internet

Carta da Terra para as Crianças – Texto da Internet

Projetos de Educação Ambiental na Escola – Giovanni Solera Jr

Trabalho com projetos em Educação Infantil – Uma abordagem Sócio-Ambiental – Catisne dos Santos Nunes/ Eva Lizety Ribes/ Patrícia Pereira da Silva / Patrícia Regina de Freitas Guimartães

A literatura Infantil e As Relações Étnico-raciais a partir da Lei 10.639/03

VIII – Avaliação:

Ao final de cada fase nas reuniões pedagógicas: 30/abr; 03/set; 03/dez.

Metas avaliadas por etapa:

Conceito e legislação – até 30/abr

· Conhecer a legislação pertinente aos temas;

· Definição dos conceitos que nortearão os projetos

· Elaboração de proposta de educação ambiental

· Elaboração de proposta para intervir nas relações étnico-raciais

Sensibilização e execução de projetos – até 03/set

· Implementação de projetos e planos de aula para educação ambiental e relações étnico-raciais.

Exposições e Currículo – até 03/dez

· Organizar exposições sobre os dois temas com os resultados dos trabalhos e projetos desenvolvidos.

· Organização das Exposições dos trabalhos e projetos

· Definição de conteúdos e projetos permanentes no currículo

IX – Parecer da Equipe Gestora da Unidade Educacional:

O Projeto de 2010, ao abordar dois temas pertinentes perante o que a legislação educacional exige, adequado à realidade que se impõe, e coerente com a proposta de implementação e consolidação curricular do Projeto Pedagógico do CEI Jardim Guairacá, amplia e fortalece mais uma etapa de reorientação curricular de forma a implementar novas práticas que se instituam permanentes no fazer educacional ao longo do tempo, submetido sempre à avaliação que deve ser uma constante.

X – Parecer do Supervisor Escolar

Nº suficiente de envolvidos: ( ) sim ( ) não

Coerência dos objetivos e metas do PEA com as prioridades estabelecidas no Projeto Pedagógico da U.E. : ( ) sim ( ) não

Compromisso da proposta com a transformação / aprimoramento das práticas educativas: ( ) sim ( ) não

Adequação entre a carga horária proposta e as características do Projeto: ( ) sim ( ) não

Conexão entre a bibliografia apresentada e a proposta: ( ) sim ( ) não

Consonância com a Portaria nº 4722/09 , que dispõe sobre Organização das U.Es., DOC de 17/10/09 ( ) sim ( ) não

XII – Homologação do Diretor Regional de Educação:

À vista do parecer e do despacho de autorização do Supervisor Escolar e de acordo com as disposições da Portaria 1.566 / 08, HOMOLOGO o presente Projeto Especial de Ação.

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