Às companheiras do CEI,

Estamos inaugurando esse blog para facilitar a busca por textos, divulgação dos projetos e socialização das nossas experiências, especialmente para nós mesmos da equipe do CEI, como para outros interessados. Em breve adicionarei ná página mecanismos de organização dos conteúdos. Por enquanto, estou publicando os textos com "tags" (palavras-chave) do tipo PEAS 2010, Relações Étnico-Raciais, Educação Ambiental que podem ser clicadas ao final da postagem para selecionar os textos do mesmo assunto. Qualquer um do CEI que aceitar o convite para participar do blog poderá postar notícias e textos.

Abraços,

Sérgio

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

CONSCIENTIZAÇÃO DA RECICLAGEM DO ÓLEO USADO

Taiane Marques dos Santos

Muitas residências, comércios e indústrias descartam o óleo usado no ralo da pia, no solo ou junto com os resíduos úmidos, soluções que não são adequadas para a manutenção do equilíbrio dos rios, aqüíferos, solo, ar, plantas e todos os seres vivos em geral. A destinação incorreta deste resíduo causa inúmeros problemas ambientais ao passo que a sua reciclagem gera principalmente economia de matéria-prima virgem, empregos e renda. Dar o destino correto ao óleo usado não deve ser um algo feito por poucos, mas sim o dever de todos que o utilizam.

É necessário:

Realizar a coleta permanente de óleo usado, assim como é realizada a coleta dos demais resíduos, da comunidade;

Informar e esclarecer a necessidade da destinação correta do óleo usado;

Encaminhar todo o óleo usado coletado para reciclagem;

Instalar coletores permanentes e adequados de óleo usado em locais estratégicos identificando-os de sua função;

Realizar palestras e distribuir banners, afim de informar e esclarecer sobre a necessidade da destinação correta do óleo usado;

Através de mídias convidar a população a coletar e entregar o óleo usado de sua residência em locais de coleta, como supermercados e shoppings.

Hoje todos nós sabemos que os recursos naturais são esgotáveis e ao passo que a população humana aumenta os recursos naturais esgotam. A qualidade do meio ambiente, onde há interferência humana, torna-se cada vez mais degradado e inóspito aos ciclos de vida.

E é por isso que, a cada dia mais se faz necessário o consumo consciente e sustentável, com gestos simples no dia-a-dia podemos minimizar este impacto. Cada um fazendo a sua parte e tendo a consciência dos danos causados pelas suas atividades.

Quando se pensa em reciclagem e produtos causadores de poluição dificilmente as pessoas indicarão o óleo usado, por isso há a necessidade de mais campanhas que tenham com objetivo esta associação. A escola é um local adequado para a realização de mobilizações neste sentido, pois conta com uma extensa comunidade interna (alunos e profissionais) e externa (comunidade, pais e familiares).

Autora: SANTOS, Taiane Marques. Conscientização da reciclagem do óleo usado, 2008.

Visite também: <http://projetoexperienciaspedagogicas.blogspot.com/>.


Nenhum comentário:

Postar um comentário