Às companheiras do CEI,

Estamos inaugurando esse blog para facilitar a busca por textos, divulgação dos projetos e socialização das nossas experiências, especialmente para nós mesmos da equipe do CEI, como para outros interessados. Em breve adicionarei ná página mecanismos de organização dos conteúdos. Por enquanto, estou publicando os textos com "tags" (palavras-chave) do tipo PEAS 2010, Relações Étnico-Raciais, Educação Ambiental que podem ser clicadas ao final da postagem para selecionar os textos do mesmo assunto. Qualquer um do CEI que aceitar o convite para participar do blog poderá postar notícias e textos.

Abraços,

Sérgio

domingo, 5 de setembro de 2010

REFLEXÃO SOBRE COMPETÊNCIAS INERENTES DO CARGO DO GESTOR EDUCACIONAL E O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA

Cíntia Caroline Corotti
Taiane Marques dos Santos

Equipe pedagógica, alunos, comunidade formam a alma da escola. Uma boa escola é aquela que toda sua equipe trabalha pela qualidade do ensino, e da conservação deste ambiente. O papel do gestor educacional neste ambiente é animar e fortalecer esta equipe.
É importante que no ambiente escolar a equipe pedagógica esteja unida fazendo da escola um espaço destinado ao ensino aprendizagem, afinal nada adianta a escola ter ótimos recursos materiais, se os membros não estão engajados.
No processo de organização escolar está nas mãos do gestor estimular funcionários na criação de um ambiente acolhedor para atender as necessidades da comunidade e cumprir o seu projeto pedagógico com qualidade.
O gestor deve saber quais são as reais necessidades de sua comunidade para buscar meios de minimizar os resultados negativos e explorar os positivos, atendendo as expectativas e carências de sua comunidade e isso só é conquistado com o envolvimento da equipe escolar e o direcionamento de seu gestor. A escola deve, assim, ter a sensibilidade ao identificar as necessidades da comunidade escolar, a fim de sanar suas necessidades através do projeto pedagógico.
O bom gestor educacional:
- Está atento, não somente na administração escolar, mas também na parte pedagógica e social da escola;
- Busca oportunidades presentes na comunidade e no mundo científico, buscando sempre unir estes conhecimentos em prol da educação;
- É democrática;
- Projeta as necessidades dos alunos e da sociedade no projeto pedagógico da escola;
- É líder compartilha suas vivências escuta os professores;
- Oportuniza novas práticas o que contribui com o ensino-aprendizagem;
- Propõem situações de troca de experiências entre professores, que posteriormente serão colocadas em prática.
As mudanças inovadoras não acontecem da noite para o dia e o papel do gestor é incentivar e dar esta acessória.
A liderança positiva quer que as pessoas cresçam junto com ela. O gestor atua como um facilitador no processo de mudança rumo a uma educação de qualidade.

Autora: COROTTI, Cíntia Caroline e SANTOS, Taiane Marques. Reflexão sobre competências inerentes ao cargo de gestor educacional e o papel social da escola, 2010.

Acesse também: http://projetoexperienciaspedagogicas.blogspot.com

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