PUBLICAÇÃO POR OMISSÃO NO DOC DE 12 DE AGOSTO DE 2010.
COMUNICADO CONJUNTO SME/SMPP nº 01
O Secretário Municipal de Educação e o Secretário Municipal de Participação e Parceria no uso de suas atribuições legais ,conforme o que lhes representaram a Diretoria de Orientação Técnica – Gabinete e a Coordenadoria dos Assuntos da População Negra- SMPP/CONE, DIVULGAM a realização do Ciclo de Debates "DIALOGO:EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ETNICORRACIAIS"
A Secretaria Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a DIRETORIA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA SME/DOT-G Divulga a realização do CICLO DE DEBATES "DIALOGO:EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ETNICORRACIAIS" EM PARCERIA COM A SECRETARIA MUNICIPAL de PARTICIPAÇÃO E PARCERIA - SMPP/COORDENARIA DOS ASSUNTOS DA POPULAÇÃO-CONE I –
JUSTIFICATIVA:. A Lei nº 10.639/03 e 11.645/08 surgem no cenário educacional como resultado de inúmeros esforços realizados por sociedade civil, intelectuais, governo e principalmente movimentos sociais, na busca por políticas públicas que assumam como prioridade à superação de desigualdades históricas enfrentadas pelo segmento negro e indígena brasileiro.
A Lei nº 10.639/03 e 11.645/08 entram em vigor neste novo contexto, estabelecendo que, através do sistema educacional formal, deve-se estimular o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural e étnica que caracteriza a população brasileira. Esta política não só propõe uma mudança no cânone educacional como também, a alteração na forma como o conhecimento é transmitido e a maneira como crianças e jovens são tratados.
Estas Leis obrigam o Estado a assumir sua responsabilidade diante da situação de exclusão vivenciada pela população negra e indígena brasileira, ao mesmo tempo em que assumem que o espaço da escola não é isento de preconceitos e, em função disso, demonstram também a dificuldade de utilização do ambiente escolar para a transmissão de conhecimentos críticos em relação à discriminação e também, a construção de um ambiente efetivamente inclusivo e solidário.
Logo, este novo modelo de educação exige do Estado à garantia e preservação da diversidade étnica de seus cidadãos, promovendo alteração da maneira da sociedade se enxergar que, até então, era homogênea e monocultural, passa a ser vista como pluricultural. Dessa forma, em vista da proximidade da realização do II Fórum do Ensino Superior sobre Desafios para o Ensino de História e Cultura Africana e Indígena, faz-se necessário à discussão preliminar de temas inerentes à questão discutida e que afetam diretamente a problemática enfrentada pelo Ensino Superior, acerca do ensino das temáticas etnicorraciais.
II – OBJETIVO: Fomentar e construir propostas para o II Fórum do Ensino Superior sobre Desafios para o Ensino de História e Cultura Africana e Indígena, a ocorrer nos dias 21, 22 e 23 de Outubro de 2010; Aprofundar os conceitos de preconceito, identidade e discriminação; Debater a inserção dos conteúdos etnicorraciais nos diferentes níveis de ensino; Discutir a inserção dos conteúdos etnicorraciais nas diversas áreas do conhecimento. Promover a troca de experiências de projetos pedagógicos voltados para a temática etnicorraciais; Possibilitar a construção de uma rede de saberes e experiências voltadas à temática etnicorracial.
III- PÚBLICO: Gestor, Supervisor Escolar,Diretor de Escola;Coordenador Pedagógico; Professor Titular de Educação Infantil; Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I; Professor de Ensino Fundamental II e Médio; Assistente Técnico Educacional, Assistente Técnico Administrativo, Especialista em Desenvolvimento Urbano, Especialista em Assistência e Desenvolvimento Social, Agente de Gestão de Políticas Públicas, Especialista em Saúde, Educador de Saúde Pública, Sociólogo Complementar e Psicólogo . Carga Horária : 20 horas
V – REGÊNCIA: Robson Belchior e Adriane Costa Silva Luana Antunes Costa Chaigne e Adriane Costa Silva Eliana Oliveira e Ana Lúcia Silva Souza Maria Eta Vieira e Carlos Subuhana Adriana Queiroz Testa e Edilene Machado Pereira
VI – LOCAL, Centro Cultural Africano. Endereço: Rua Anhanguera, 551/559 - CEP 01101-080 – Barra Funda - São Paulo - SP - Fone 11-3392-3246
CRONOGRAMA: -
DIA 19/08: Local: Centro Cultural Africano Horário: 18h30 às 22h30 Tema: Marco Legal e Formação Identitária Palestrante: Robson Belchior e Adriane Costa Silva
DIA 26/08: Local: Centro Cultural Africano Horário: 18h30 às 22h30 Tema: Educação Infantil – Educação Etnicorracial: Desmistificando olhares Palestrante: Luana Antunes Costa Chaigne e Adriane Costa Silva
DIA 16/09: Local: Centro Cultural Africano Horário: 18h30 às 22h30 Tema: Fundamental I – Cidadania, Relações Raciais e Interligação dos Saberes Palestrante: Eliana Oliveira e Ana Lúcia Silva Souza
DIA 23/09: Local: Centro Cultural Africano Horário: 18h30 às 22h30 Tema: Fundamental II – Cidadania, Relações Raciais e Interligação dos Saberes Palestrante: Profª Maria Eta Vieira e Carlos Subuhana Tema da Fala do Carlos: O Perigo da história única: colonialismo, racismo e estudos africanos
DIA 07/10: Local: Centro Cultural Africano Horário: 18h30 às 22h30 Tema: Experiências pedagógicas na prática compartilhada – Tecendo Redes Palestrante: Adriana Queiroz Testa e Edilene Machado Pereira
HORÁRIO:18h30 – 22h30 Datas 19 e 26 de Agosto, 16 e 23 de Setembro e 07 de Outubro de 2010
INSCRIÇÕES E MAIORES INFORMAÇÕES FONE: 3113-9745
IX – CERTIFICADOS: Farão jus ao certificado os participantes que obtiverem no mínimo 80% de freqüência e conceito satisfatório.
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