Às companheiras do CEI,

Estamos inaugurando esse blog para facilitar a busca por textos, divulgação dos projetos e socialização das nossas experiências, especialmente para nós mesmos da equipe do CEI, como para outros interessados. Em breve adicionarei ná página mecanismos de organização dos conteúdos. Por enquanto, estou publicando os textos com "tags" (palavras-chave) do tipo PEAS 2010, Relações Étnico-Raciais, Educação Ambiental que podem ser clicadas ao final da postagem para selecionar os textos do mesmo assunto. Qualquer um do CEI que aceitar o convite para participar do blog poderá postar notícias e textos.

Abraços,

Sérgio

terça-feira, 31 de agosto de 2010

DIALOGO:EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ETNICORRACIAIS

PUBLICAÇÃO POR OMISSÃO NO DOC DE 12 DE AGOSTO DE 2010.

COMUNICADO CONJUNTO SME/SMPP nº 01

O Secretário Municipal de Educação e o Secretário Municipal de Participação e Parceria no uso de suas atribuições legais ,conforme o que lhes representaram a Diretoria de Orientação Técnica – Gabinete e a Coordenadoria dos Assuntos da População Negra- SMPP/CONE, DIVULGAM a realização do Ciclo de Debates "DIALOGO:EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ETNICORRACIAIS"

A Secretaria Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a DIRETORIA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA SME/DOT-G Divulga a realização do CICLO DE DEBATES "DIALOGO:EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ETNICORRACIAIS" EM PARCERIA COM A SECRETARIA MUNICIPAL de PARTICIPAÇÃO E PARCERIA - SMPP/COORDENARIA DOS ASSUNTOS DA POPULAÇÃO-CONE I –

JUSTIFICATIVA:. A Lei nº 10.639/03 e 11.645/08 surgem no cenário educacional como resultado de inúmeros esforços realizados por sociedade civil, intelectuais, governo e principalmente movimentos sociais, na busca por políticas públicas que assumam como prioridade à superação de desigualdades históricas enfrentadas pelo segmento negro e indígena brasileiro.

A Lei nº 10.639/03 e 11.645/08 entram em vigor neste novo contexto, estabelecendo que, através do sistema educacional formal, deve-se estimular o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural e étnica que caracteriza a população brasileira. Esta política não só propõe uma mudança no cânone educacional como também, a alteração na forma como o conhecimento é transmitido e a maneira como crianças e jovens são tratados.

Estas Leis obrigam o Estado a assumir sua responsabilidade diante da situação de exclusão vivenciada pela população negra e indígena brasileira, ao mesmo tempo em que assumem que o espaço da escola não é isento de preconceitos e, em função disso, demonstram também a dificuldade de utilização do ambiente escolar para a transmissão de conhecimentos críticos em relação à discriminação e também, a construção de um ambiente efetivamente inclusivo e solidário.

Logo, este novo modelo de educação exige do Estado à garantia e preservação da diversidade étnica de seus cidadãos, promovendo alteração da maneira da sociedade se enxergar que, até então, era homogênea e monocultural, passa a ser vista como pluricultural. Dessa forma, em vista da proximidade da realização do II Fórum do Ensino Superior sobre Desafios para o Ensino de História e Cultura Africana e Indígena, faz-se necessário à discussão preliminar de temas inerentes à questão discutida e que afetam diretamente a problemática enfrentada pelo Ensino Superior, acerca do ensino das temáticas etnicorraciais.

II – OBJETIVO: Fomentar e construir propostas para o II Fórum do Ensino Superior sobre Desafios para o Ensino de História e Cultura Africana e Indígena, a ocorrer nos dias 21, 22 e 23 de Outubro de 2010; Aprofundar os conceitos de preconceito, identidade e discriminação; Debater a inserção dos conteúdos etnicorraciais nos diferentes níveis de ensino; Discutir a inserção dos conteúdos etnicorraciais nas diversas áreas do conhecimento. Promover a troca de experiências de projetos pedagógicos voltados para a temática etnicorraciais; Possibilitar a construção de uma rede de saberes e experiências voltadas à temática etnicorracial.

III- PÚBLICO: Gestor, Supervisor Escolar,Diretor de Escola;Coordenador Pedagógico; Professor Titular de Educação Infantil; Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I; Professor de Ensino Fundamental II e Médio; Assistente Técnico Educacional, Assistente Técnico Administrativo, Especialista em Desenvolvimento Urbano, Especialista em Assistência e Desenvolvimento Social, Agente de Gestão de Políticas Públicas, Especialista em Saúde, Educador de Saúde Pública, Sociólogo Complementar e Psicólogo . Carga Horária : 20 horas

V – REGÊNCIA: Robson Belchior e Adriane Costa Silva Luana Antunes Costa Chaigne e Adriane Costa Silva Eliana Oliveira e Ana Lúcia Silva Souza Maria Eta Vieira e Carlos Subuhana Adriana Queiroz Testa e Edilene Machado Pereira


VI – LOCAL, Centro Cultural Africano. Endereço: Rua Anhanguera, 551/559 - CEP 01101-080 – Barra Funda - São Paulo - SP - Fone 11-3392-3246

CRONOGRAMA: -

DIA 19/08: Local: Centro Cultural Africano Horário: 18h30 às 22h30 Tema: Marco Legal e Formação Identitária Palestrante: Robson Belchior e Adriane Costa Silva

DIA 26/08: Local: Centro Cultural Africano Horário: 18h30 às 22h30 Tema: Educação Infantil – Educação Etnicorracial: Desmistificando olhares Palestrante: Luana Antunes Costa Chaigne e Adriane Costa Silva

DIA 16/09: Local: Centro Cultural Africano Horário: 18h30 às 22h30 Tema: Fundamental I – Cidadania, Relações Raciais e Interligação dos Saberes Palestrante: Eliana Oliveira e Ana Lúcia Silva Souza

DIA 23/09: Local: Centro Cultural Africano Horário: 18h30 às 22h30 Tema: Fundamental II – Cidadania, Relações Raciais e Interligação dos Saberes Palestrante: Profª Maria Eta Vieira e Carlos Subuhana Tema da Fala do Carlos: O Perigo da história única: colonialismo, racismo e estudos africanos

DIA 07/10: Local: Centro Cultural Africano Horário: 18h30 às 22h30 Tema: Experiências pedagógicas na prática compartilhada – Tecendo Redes Palestrante: Adriana Queiroz Testa e Edilene Machado Pereira

HORÁRIO:18h30 – 22h30 Datas 19 e 26 de Agosto, 16 e 23 de Setembro e 07 de Outubro de 2010

INSCRIÇÕES E MAIORES INFORMAÇÕES FONE: 3113-9745

IX – CERTIFICADOS: Farão jus ao certificado os participantes que obtiverem no mínimo 80% de freqüência e conceito satisfatório.

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