Às companheiras do CEI,

Estamos inaugurando esse blog para facilitar a busca por textos, divulgação dos projetos e socialização das nossas experiências, especialmente para nós mesmos da equipe do CEI, como para outros interessados. Em breve adicionarei ná página mecanismos de organização dos conteúdos. Por enquanto, estou publicando os textos com "tags" (palavras-chave) do tipo PEAS 2010, Relações Étnico-Raciais, Educação Ambiental que podem ser clicadas ao final da postagem para selecionar os textos do mesmo assunto. Qualquer um do CEI que aceitar o convite para participar do blog poderá postar notícias e textos.

Abraços,

Sérgio

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Seminário: “Conviver e aprender na cidade de São Paulo”


 

Nos dias 24 e 25 de setembro será realizado o Seminário Anual de Educação da DRE Ipiranga "Conviver e aprender na cidade de São Paulo", com o propósito de compartilhar e refletir sobre as práticas e os saberes pedagógicos.

O evento acontecerá na UNIBAN - Campus Vila Mariana - Rua Afonso Celso, 235. A abertura será dia 24/09 (sexta-feira), às 19h00, com a palestra magna "Conviver e Aprender, numa perspectiva da diversidade curricular", com a Profª Drª Elba Siqueira de Sá Barretto. As apresentações dos relatos de práticas e mediações serão dia 25/09 (sábado), das 8h00 às 12h00 e a palestra de encerramento será às 14h00, com o tema "Conviver e aprender na cidade de São Paulo" com o Profº Dr Marcos Ferreira Santos.

As inscrições para a apresentação dos relatos de práticas desenvolvidos nas Unidades Escolares devem ser enviadas ao setor da DOT-P, até 03/09, conforme segue:


 


 

Normas para inscrição


 

  1. Regras gerais:
  2. As práticas poderão ser individuais ou coletivos e o foco a ser desenvolvido pelo educador deve estar em consonância com as esferas temáticas do seminário, a saber:

Esferas temáticas 


 

  1. Tecnologia digital, mídias e educação
  2. Práticas inclusivas no cotidiano escolar
  3. Ler e escrever como construção de identidade e prática social
  4. Meio ambiente, sustentabilidade e qualidade de vida
  5. Linguagens artísticas, conhecimento e produção cultural
  6. Gestão escolar: a articulação da equipe gestora no processo educacional
  7. Experiências com o 1º ano do Ensino Fundamental de 9 anos
  8. Diversidade cultural e relações étnico-raciais na escola
  9. Atividades complementares: ampliação do tempo de permanência do aluno na escola


 

  1. Os relatos de prática devem expressar o Projeto Pedagógico da Unidade Escolar.
  2. O tempo destinado ao educador para exposição do relato será de 30 minutos.
  3. Procedimentos:
  4. Apresentar memorando contendo: Identificação da Unidade Educacional, Modalidade (Educação Infantil, Ensino Fundamental I, II, EJA, CIEJA, EMEE), nome, RF, situação funcional, QPE, cargo / função, Unidade de Lotação e de Exercício do(s) relator(es).
  5. Anexar ao memorando o texto integral (que deve conter no máximo 3 páginas) contemplando os itens:
  • Título;
  • Esfera Temática do Seminário;
  • Justificativa;
  • Objetivo(s);
  • Desenvolvimento;
  • Resultados obtidos.
  1. O registro do trabalho deve ser acompanhado de um CD com fotografias e/ ou filmes (máx. 07 min) com imagens significativas da prática apresentada, tendo como foco situações que evidenciem o protagonismo dos educandos.

Obs: Será de responsabilidade do relator os recursos/ equipamentos (notebook, datashow, etc) que serão utilizados durante a sua exposição. A DRE disponibilizará telões para projeção em todas as salas.

Critérios para seleção dos trabalhos

Os trabalhos serão selecionados por uma comissão da DRE Ipiranga/ SME e analisados de acordo com os seguintes critérios:

1. Estar em consonância com as diretrizes de SME e com as esferas temáticas do seminário.

2. Evidenciar os resultados alcançados.

3. Aspectos inovadores e originais do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário