Taiane Marques dos Santos
Muitas residências, comércios e indústrias descartam o óleo usado no ralo da pia, no solo ou junto com os resíduos úmidos, soluções que não são adequadas para a manutenção do equilíbrio dos rios, aqüíferos, solo, ar, plantas e todos os seres vivos
É necessário:
Realizar a coleta permanente de óleo usado, assim como é realizada a coleta dos demais resíduos, da comunidade;
Informar e esclarecer a necessidade da destinação correta do óleo usado;
Encaminhar todo o óleo usado coletado para reciclagem;
Instalar coletores permanentes e adequados de óleo usado em locais estratégicos identificando-os de sua função;
Realizar palestras e distribuir banners, afim de informar e esclarecer sobre a necessidade da destinação correta do óleo usado;
Através de mídias convidar a população a coletar e entregar o óleo usado de sua residência em locais de coleta, como supermercados e shoppings.
Hoje todos nós sabemos que os recursos naturais são esgotáveis e ao passo que a população humana aumenta os recursos naturais esgotam. A qualidade do meio ambiente, onde há interferência humana, torna-se cada vez mais degradado e inóspito aos ciclos de vida.
E é por isso que, a cada dia mais se faz necessário o consumo consciente e sustentável, com gestos simples no dia-a-dia podemos minimizar este impacto. Cada um fazendo a sua parte e tendo a consciência dos danos causados pelas suas atividades.
Quando se pensa em reciclagem e produtos causadores de poluição dificilmente as pessoas indicarão o óleo usado, por isso há a necessidade de mais campanhas que tenham com objetivo esta associação. A escola é um local adequado para a realização de mobilizações neste sentido, pois conta com uma extensa comunidade interna (alunos e profissionais) e externa (comunidade, pais e familiares).
Autora: SANTOS, Taiane Marques. Conscientização da reciclagem do óleo usado, 2008.
Visite também: <http://projetoexperienciaspedagogicas.blogspot.com/>.
Nenhum comentário:
Postar um comentário