Às companheiras do CEI,

Estamos inaugurando esse blog para facilitar a busca por textos, divulgação dos projetos e socialização das nossas experiências, especialmente para nós mesmos da equipe do CEI, como para outros interessados. Em breve adicionarei ná página mecanismos de organização dos conteúdos. Por enquanto, estou publicando os textos com "tags" (palavras-chave) do tipo PEAS 2010, Relações Étnico-Raciais, Educação Ambiental que podem ser clicadas ao final da postagem para selecionar os textos do mesmo assunto. Qualquer um do CEI que aceitar o convite para participar do blog poderá postar notícias e textos.

Abraços,

Sérgio

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Reflexões sobre a utilização da tecnologia na escola: Uma interface com a dança

Samantha Schleumer
Nosso trabalho cotidiano tornou-se ainda mais instigante, interessante e comunicativo com a utilização da tecnologia. As tecnologias possuem recursos diferenciados para o ato de registrar, e significar a prática educativa. Através de uma câmera, de uma máquina fotográfica ou de um power point damos concretude a uma idéia, contamos sobre nossos sonhos, desejos e concepções, divulgamos nossos fazeres e saberes, nos comunicamos com o outro, com a comunidade, com o mundo, falamos da produção das culturas infantis na escola. É mais uma linguagem que podemos utilizar para expressar e comunicar.
Abrimos, assim, espaços para sugestões, análises e principalmente para a formação. O professor quando vê seu trabalho editado, apropria-se e orgulha-se de seu fazer e de sua produção e têm a possibilidade de se auto-avaliar. No trabalho com a Dança, optamos pelo o recurso da filmagem e fotografia, acreditando que o movimento do corpo considerado algo tão subjetivo, seria passível de análise, reflexão e aprimoramento. Também utilizamos DVDs e vídeos de companhias de dança, com objetivo de entrarmos em contato com esta produção artística, ampliando nosso repertório.
Fotografamos e filmamos as crianças dançando e este registro nos possibilitou:
- estabelecer uma relação entre a teoria e a prática (estudar a dança e ver a dança acontecendo);
- analisar as propostas e planejamento de dança junto às crianças. O que mais gostaram? O que mais chamou a atenção?Quais elementos da dança precisam ser aprimorados? Como foi a composição estética do movimento? Com estava o corpo do professor?
- Divulgar o trabalho desenvolvido com a dança em reuniões de pais;
- Divulgar o trabalho desenvolvido coma dança em espaços de formação de professores, coordenadores pedagógicos e diretores;
- Analisar o repertório de movimento das crianças. O que sabem, o que trazem, o que é dançar para elas?
- Dar continuidade a construção da identidade da escola e de seu Projeto Político Pedagógico;
- Emocionar-se, sentir-se parte, valorizar a ação docente, construir vínculos, criar e desconstruir estereotipias;
Fala de algumas crianças
- Eu gostei de dançar e minha dança é legal!
- Gostei de passar embaixo da perna do meu amigo! (tensões espaciais)
- Fiquei que nem malabarista na cadeira! (explorando objetos na dança)
- Meu amigo não prestou atenção no fio que eu puchei! ( dançando com as articulações)
- Gostei de fazer assim! (mostrando as pernas para cima) ( acordando o corpo)
- A gente dançou bonito...que nem na televisão que eu vi!
- Vamos de novo no ninólio! (linólio - piso especial para dançar!)
- Quem corre e empurra atrapalha a gente e fica feio de ver! (exploração do espaço do linólio e a importância da concentração)
- Minha mãe vai ver eu dançando...( sabiam que mostraríamos aos pais em reunião)
- A gente fez estátuas engraçadas...(se referindo a esculturas como corpo) Eles batiam palmas ao se verem no vídeo, vibrando com suas danças. Achavam engraçado e não piscavam ...).
A tecnologia nos fortaleceu, ampliou redes de comunicação e experiências, potencializou a construção de nossas identidades, diminuiu distâncias objetivas e subjetivas e revalorizou nosso trabalho.

Viste também: http://projetoexperienciaspedagogicas.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário