Às companheiras do CEI,

Estamos inaugurando esse blog para facilitar a busca por textos, divulgação dos projetos e socialização das nossas experiências, especialmente para nós mesmos da equipe do CEI, como para outros interessados. Em breve adicionarei ná página mecanismos de organização dos conteúdos. Por enquanto, estou publicando os textos com "tags" (palavras-chave) do tipo PEAS 2010, Relações Étnico-Raciais, Educação Ambiental que podem ser clicadas ao final da postagem para selecionar os textos do mesmo assunto. Qualquer um do CEI que aceitar o convite para participar do blog poderá postar notícias e textos.

Abraços,

Sérgio

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Projeto: Energia Elétrica

“Energia: Se ligue nessa idéia”

- Área temática principal: Energia Elétrica
- Área temática complementar: Educação Ambiental

Publico Alvo: Comunidade escolar (docentes, discentes, funcionários da Unidade Escolar - U. E.-, alunos e familiares).

Responsáveis pelo Projeto: Aida, Eunice, Francinéia, Janaína Sedenho, Lídia, Salete, Taiane e Vanda.

Identificação da Escola:
Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Guairacá
Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) – DRE Ipiranga
Diretor: Sérgio Ricardo Antiqueira
Coordenadora Pedagógica: Magali Elza Contipelli
Corpo docente: 25 professores
Funcionários: 21 diretos e 6 terceirizados
Alunos: 101 crianças de 0 a 3 anos

Apresentação do projeto:
“Energia: Se ligue nessa idéia”
O projeto será desenvolvido com professoras, funcionários, alunos e seus familiares.
Em reunião específica durante o horário de Projeto Especial de Ação (PEA) a equipe responsável elaborou o roteiro e planejou o projeto, nessas mesmas reuniões planejará o seu desenvolvimento e execução.
A proposta do projeto envolve atividades e ações que levem a reflexão sobre o consumo consciente de energia elétrica, propondo mudanças de hábito de todos os envolvidos, de modo que essas mudanças levem à redução do consumo e a importância em mantê-lo reduzido, assim como, à capacitação de multiplicadores para a economia de energia não só na escola, mas também em suas casas, lembrando que não basta só apagar a luz, mas desenvolver ações mais amplas.

Objetivo
Despertar a consciência em todos os envolvidos da necessidade de economizarmos energia no planeta;
Levar a reflexão de que a energia move o mundo sob vários pontos de vista e que o princípio de conservação da energia, a redução do consumo e dos impactos ambientais são de fundamental importância tanto para a sociedade quanto para a comunidade escolar;
Estimular os envolvidos a pensar de onde vem a energia que alimenta lâmpadas, faz chuveiro esquentar etc.
Falar de energia vinculando o tema a outras questões ambientais.
Trabalhar o tema não somente relacionando-o a ações do cotidiano, mas falar de energia em termos nacionais e globais.
Combater o desperdício de energia elétrica na escola, e posteriormente nas residências dos envolvidos.

Plano de Ação e Metodologia
É importante estudar o tema, não abordando superficialmente, mas informando, esclarecendo, pesquisando, de maneira que as ações saiam do simplesmente “apague a luz para não gastar energia”.
Sendo assim, o primeiro passo é fazer um levantamento do consumo de energia cortando os gastos do CEI, que será feito pela equipe responsável pelo projeto, com o objetivo de ao final com as mudanças promovidas por ele, compará-lo a uma segunda pesquisa, avaliando o resultado alçando.
O próximo passo é o desenvolvimento de ações pedagógicas de informação e conscientização, que levem ao consumo inteligente e sustentável da energia elétrica, sendo este trabalho ponto de partida para o que será desenvolvido posteriormente com alunos e seus familiares.
Para mobilizar a comunidade escolar e promover discussão e reflexão sobre o tema seguiremos as seguintes etapas:
1. Informação/sensibilização: Vídeo (desenho animado) “Kika: De Onde Vem a Energia Elétrica?”.
2. Explicações lúdicas, com cartaz ou maquete, discutindo de onde vem a energia, e que impactos ambientais seu mal uso pode causar.
3. Com o vídeo e pesquisas sobre o que já está sendo trabalhado em sala com as professoras, levar o projeto aos alunos do CEI.
4. Fixar pela escola cartazes/lembretes informativos, com mensagens sobre o consumo consciente de energia elétrica.
5. Teste: “Fique Ligado”. Todos os envolvidos receberão uma pesquisa para testar seus hábitos pessoais de consumo de energia elétrica. A equipe responsável fará a coleta e levantamento destes dados registrando-os num gráfico que apresentará o perfil dos envolvidos.
6. Apresentação para todos os funcionários do CEI os dados coletados pela equipe que trazem: gráfico do consumo nos últimos meses e compará-los aos meses de 2009, aparelhos e iluminação do CEI e como estão sendo usados.
7. Lançar ao grupo participante a problematização: a partir das pesquisas apresentadas, como mudar os hábitos de todos, de modo que o consumo de energia elétrica chegue a média ideal esperada segundo o índice da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), chegando a esse ponto, como mantê-lo ou reduzi-lo ainda mais. Fazer coleta, registro e apresentação das sugestões.
8. Apresentação sobre recursos alternativos: tecnologias alternativas (biomassa, biodiesel e energia eólica) gás natural, derivados de petróleo. Palestra e discussão.
9. Falar de energia vinculando o tema a outras questões ambientais. Palestra e discussão.
10. Propor uma visita a hidrelétrica ou empresas com trabalhos ligados ao tema, de modo que essa visita feche o projeto, abordando tudo aquilo que foi estudado, contribuindo para a mobilização e para verdadeiras mudanças.

Avaliação
Por final a equipe fará outro levantamento de dados do consumo de energia elétrica do CEI e irá fazer a comparação destes com os primeiros levantados antes do início do projeto, faremos o mesmo com o teste “Fique Ligado”.
Em uma reunião com todos os envolvidos será apresentadas a avaliação e as mudanças, ou não, do perfil de consumo, assim como dos hábitos e uso da energia dentro do CEI.
Como reflexão discutiremos a importância do tema abordado, os resultados alcançados, como continuar o trabalho com os alunos e como levá-lo a seus familiares. Buscaremos também a fala do grupo expondo se houve mudanças nos seus hábitos dentro do CEI e em suas residências.

Um comentário:

  1. Muito bom este projeto, estou olhando projetos sobre economia de energia eletríca para ter idéia para fazer o meu para trabalhar com minha turma, que é de uma faixa etária muito pequena (2 a 3) Muito bom o de vocês.

    ResponderExcluir