Às companheiras do CEI,

Estamos inaugurando esse blog para facilitar a busca por textos, divulgação dos projetos e socialização das nossas experiências, especialmente para nós mesmos da equipe do CEI, como para outros interessados. Em breve adicionarei ná página mecanismos de organização dos conteúdos. Por enquanto, estou publicando os textos com "tags" (palavras-chave) do tipo PEAS 2010, Relações Étnico-Raciais, Educação Ambiental que podem ser clicadas ao final da postagem para selecionar os textos do mesmo assunto. Qualquer um do CEI que aceitar o convite para participar do blog poderá postar notícias e textos.

Abraços,

Sérgio

terça-feira, 20 de julho de 2010

A evolução do mito do Saci Pererê | Brasilianas.Org

Enviado por luisnassif, ter, 20/07/2010 - 15:17

Do Portal de Luís Nassif
Do Blog do Jornal O Dias
Monteiro Lobato e os quilombos
Por Marco Aurélio Dias
O povo brasileiro, caracterizado como mestiço, é mais palpável como uma cultura do que propriamente como uma etnia. Em muitos casos, a miscigenação cultural antecedeu a formação étnica do mestiço, iniciada, segundo Darcy Ribeiro, no “cunhadismo”, mecanismo pelo qual os portugueses casavam com as índias e se tornavam parentes dos nativos a fim de convencê-los mais facilmente a trabalhar na exploração do pau Brasil, a primeira riqueza detectada nas terras descobertas. Posteriormente, o Saci, personagem folclórico se converte no símbolo cultural do mestiço (o brasileiro) e na semente da formação da cultura brasileira, alavancando a miscigenação.
O Saci de Monteiro Lobato tem a força de um arquétipo racial e é o símbolo do Brasil mestiço e do sangrento período da escravidão. Originariamente, o Saci é um ente lendário da cultura indígena. Era um menino ameríndio de uma perna só. Tinha como função defender a natureza. Era uma espécie de guarda florestal. Talvez uma regra do legislativo oral da preservação do meio ambiente entre os índios. As escravas, que eram ótimas contadoras de histórias, transformaram o Saci indígena em Saci negro. Neste caso, o alinhamento foi fácil. Tudo aconteceu na época da escravidão.

Naquela época, quando os negros fugiam das senzalas iam se refugiar nos quilombos dentro das florestas. Assim como o Saci armava ciladas para os índios que destruíssem desnecessariamente as árvores, os arbustos, as florestas, etc., do mesmo modo os negros, que já tinham desenvolvido a dança ou luta Capoeira, armavam ciladas para os portugueses que iam até lá armados, tentando recapturá-los e levá-los de volta para o trabalho forçado. Então a reconfiguração do símbolo foi praticamente automática. Foi só tirar uma perna do escravo e dar cor negra ao Saci. Estava pronta a lenda do Saci que Monteiro Lobato ouviu das escravas.
Estava configurado o novo Saci, o Saci que Monteiro Lobato introduziu na sua nova fase literária. Visto por este ponto de vista, o imaginário coletivo daquela sociedade criou o arquétipo racial ou cultural como elemento representativo do tipo étnico brasileiro, o Saci. Ele então passa a ter uma carga cultural imensa. Sai da boca das aias e entra para as páginas dos livros. A função do arquétipo já era a mesma, praticamente. O Saci era um guarda florestal e defendia as florestas, as matas, os vegetais. Os quilombolas defendiam a liberdade. Eram negros corajosos que se rebelavam contra o cativeiro e contra o sistema de trabalho opressivo e sem direitos.
Trata-se a escravidão de uma relação social de trabalho mesquinha e unilateral, onde o patrão tem todos os direitos sobre a vida do trabalhador e este só tem deveres e obrigações com o patrão, como se o trabalhador aqui, no caso o escravo, não tivesse individualidade e nenhum interesse em si mesmo como pessoa. Então o negro se revolta e monta o quilombo escondido na floresta, preparando-se para uma eventual luta. Não havia discurso formalizado, mas estava implícita na luta dos negros, além do protesto contra a escravidão, a reivindicação dos direitos trabalhistas. Algo semelhante ao movimento moderno dos metalúrgicos paulistas que se sindicalizaram e lutaram contra os patrões.
Porque a relação básica entre os homens é de domínio. Um querendo ser mais forte do que o outro. Independente da forma, a escravidão do negro foi o processo da relação natural de domínio entre os homens. Neste caso, o negro era o mais fraco, e ficou na posição de dominado. Mas a verdadeira leitura desse processo natural de dominação é a relação de trabalho e de sobrevivência que se estabelece entre duas ou mais pessoas. É preciso se unir para sobreviver. Da união surge o trabalho e, imediatamente, uma luta para definir quem vai mandar e quem vai trabalhar.
Esse confronto entre patrão e empregado, mas na relação de senhor e escravo, vai ser transportado culturalmente para a figura do Saci que encarna esse período social da nossa história. Ele é o símbolo da miscigenação. Até o elemento europeu aparece naquele capuz vermelho, tipo capuz de Papai Noel e dos Sete Anões. Essas figuras miscigenadas viram símbolo, arquétipo, e passam a representar uma cultura, uma região, uma ética, etc. Foi o caso do Saci que emenda o arquivo filosófico de uma postura diante da natureza, enquanto arquétipo ecológico dos índios, com esse novo arquivo das lutas sociais do período escravocrata.
Depois os quilombos são transformados em favelas e a luta social do moleque saci (no caso estamos falando da figura do pobre, do marginalizado, do quilombado ou favelado, e, em última análise, do mestiço que aparece configurado com a problemática social, sem recursos, sem moradia, sem emprego, sem assistência social) vem se perpetuando por todo o Brasil. Os novos quilombos, como Canudos também, viraram redutos de todos os pobres e desassistidos. Verdadeiros laboratórios da miscigenação, ou o forno onde foi assada a etnia do povo brasileiro. Foi um processo que encarnou um período histórico revestido com as cores do negro, do índio e do branco, embutiu as reivindicações do negro, a exportação do pau Brasil e a relação sem ética entre as pessoas envolvidas na sobrevivência do Novo Mundo.
O negro de Monteiro Lobato, simbolizado nas histórias do Saci, tanto durante a escravidão quanto após a Lei Áurea, pode ser visto como símbolo do pobre moderno, do desprotegido e como um discurso de aceitação da sociedade. Aquele mandamento indígena que pedia para não destruir a natureza e o qual estava incorporado no Saci de tal forma que seu aparecimento na floresta estava condicionado ao fato de algum índio danificar os arbustos desnecessariamente, bem como a luta do Saci para aplicá-lo (a lenda diz que o Saci armava ciladas nas florestas contra as pessoas que danificavam os vegetais), essa conotação se converte na força de vontade do negro quilombola resistindo ao relacionamento injusto de trabalho.
Então o negro se transforma no Saci que agora pune o senhor e os feitores dentro do seu reduto que é a floresta. E as notícias de que os negros agora enfrentavam os senhores de engenho dando saltos (pois eles haviam inventado a capoeira justamente como uma forma de dança-luta) e armando emboscadas dentro das florestas – este foi o ingrediente que faltava para o alinhamento do Saci indígena com esse novo saci mestiço que se formava com a cor e as reivindicações dos negros. Na boca das aias aqueles negros fortes e altos que davam pulos e armavam emboscadas na floresta foram convertidos no saci mestiço que Monteiro Lobato usaria como personagem nos seus contos infantis.
Claro que o moleque Saci de Monteiro Lobato não teve uma conotação política ligada aos signos sociais que ele representava. De alguma forma, Monteiro Lobato ajustou ao Saci a opinião portuguesa acerca desse período da história, ou seja, que o negro fugido era um moleque (daí moleque Saci), um irresponsável e uma pessoa ilegal que havia fugido irregularmente ao seu contrato de trabalho (a posse legalizada pelo recibo de compra). Essa era a visão do português, pois as leis coloniais davam aos senhores o direito da escravidão. O negócio legal.
Portanto o negro fugido do cativeiro estava ilegal e era um moleque. Prefiro dizer que Monteiro Lobato desenvolveu uma maneira quixotesca e descompromissada com a História de ver o negro e a sua problemática social. Meio ao estilo do sem sucesso Cervantes, tenta uma última tacada literária, segue os passos do filósofo suíço Jean Jacques Rousseau e se volta para a educação infantil, passa a desenvolver a sua literatura para a infância, conta as mesmas estórias das aias, mas com essa visão social do português, e obtém sucesso com o seu Moleque Saci que é um tipo de negro malandro libertado pela Lei Áurea e sem direitos sociais. Belíssima a obra pedagógica de Monteiro Lobato, onde o folclore brasileiro está abundantemente registrado.
Leia outras notícias no Jornal O Dias

A evolução do mito do Saci Pererê | Brasilianas.Org

Nenhum comentário:

Postar um comentário