Às companheiras do CEI,

Estamos inaugurando esse blog para facilitar a busca por textos, divulgação dos projetos e socialização das nossas experiências, especialmente para nós mesmos da equipe do CEI, como para outros interessados. Em breve adicionarei ná página mecanismos de organização dos conteúdos. Por enquanto, estou publicando os textos com "tags" (palavras-chave) do tipo PEAS 2010, Relações Étnico-Raciais, Educação Ambiental que podem ser clicadas ao final da postagem para selecionar os textos do mesmo assunto. Qualquer um do CEI que aceitar o convite para participar do blog poderá postar notícias e textos.

Abraços,

Sérgio

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Olhares sobre o Brasil: a distância entre discurso e prática | Maria Frô

 

Olhares sobre o Brasil: a distância entre discurso e prática

julho 12th, 2010 by mariafro

9tweetsretweet

Abaixo as duas primeiras partes do documentário Lutas.doc.
Chama-me a atenção várias falas e suas contradições.

A fala da Soninha  é exemplar em termos de distância entre discurso e prática.

Seu discurso é perfeito: em síntese ela reconhece que as desigualdades no Brasil têm cor, os brancos pobres têm vantagens em relação aos negros pobres, explica que isso não é achismo, é fato que pode ser comprovado com estatísticas.

Minha pergunta é: por que a Soninha que tem este discurso no documentário faz parte do governo do partido dos Democratas em São Paulo?  Por que o seu próprio partido PPS faz, há algum tempo, aliança com os Democratas que é o partido com figuras como Demóstenes Torres que defende que as relações entre senhores escravocratas e mulheres escravizadas eram consensuais, argumento devidamente destruído pelo historiador Luis Felipe Alencastro.

Argumentos cínicos como os usados por Demóstenes alimentam as ações de seu partido  que se opõem a toda e qualquer política pública de ação afirmativa do governo Lula como as cotas, o Prouni  e outras. Recentemente o Demo com suas manobras descaracterizou o Estatuto de Igualdade Racial. Ora se Soninha acredita que a desigualdade racial tem cor, por que se alia àqueles que fazem de tudo para brecar ações políticas contra a reprodução da desigualdade racial?

Ficha técnica:
Direção: Daniel Augusto e Luiz Bolognesi
Direção de Fotografia: Mauricio Tibiriçá
Realização: Gullane e Buriti Filmes
Coprodução: Tv Brasil

Olhares sobre o Brasil: a distância entre discurso e prática | Maria Frô

Nenhum comentário:

Postar um comentário